O que são lentes de contato?

Asian female is about puttin on a soft lens

No momento em que é preciso escolher qual tipo de óculos ou lentes de contato é o mais adequado, muitos fatores podem ser levados em consideração antes de tomar uma decisão de compra.

Entre eles estão o conforto, o estilo de vida, o orçamento e, é claro, a estética.

Existem vários tipos de lentes de contato, e apesar de nenhum ser melhor que o outro, é importante estar atento para optar pelo que irá se ajustar melhor ao seu dia-a-dia.

Neste artigo, além de mostrar quais são os tipos de lentes de contato existentes, mostraremos como elas funcionam e os cuidados essenciais necessários para preservar tanto o produto quanto a saúde de seus olhos.

Um exemplo dessas precauções é a higiene constante.

Como funcionam as lentes de contato

As lentes de contato funcionam como uma lente de óculos de grau, mas são colocadas diretamente em contato com a película de lágrimas do globo ocular.

Se trata de um produto destinado a pessoas com transtorno visuais.

Por exemplo: miopia, hipermetropia, astigmatismo ou presbiopia (também conhecida como “vista cansada”).

Inicialmente, as lentes de contato foram criadas com o intuito de proteger os olhos, e não de melhorar e corrigir a visão.

Além disso, eram feitas de um material rígido e que causava desconforto para quem usasse.

Somente na década de 70 foram criadas as lentes gelatinosas e maleáveis, semelhantes ao que conhecemos nos dias de hoje.

Composição das lentes:

Na composição das lentes, é possível encontrar materiais como:

Silicone Hidrogel. Material associado ao silicone, mas com alta permeabilidade ao oxigênio, o que permite oxigenação das córneas.

Água. Assim como o Silicone Hidrogel, também promove a capacidade de oxigenação dos olhos, além de mantê-los hidratados. Pode estar presente em até 60% da composição do produto.

Hidroxietilmetacrilato (HEMA). Serve para proporcionar maior capacidade de hidratação do material e permeabilidade do oxigênio. É utilizada principalmente nas lentes de contato gelatinosas.

Fluorcarbono e Fluorsilicone. São componentes utilizados para dar estabilidade ao material e garantir ainda mais a chegada e permanência do gás oxigênio no produto.
Elas podem ser usadas como alternativa ao óculos de grau comum, seja em casos em que o mesmo não consegue dar um tratamento efetivo à uma doença visual, ou seja por uma questão estética.

É possível observar diversos benefícios nas lentes com relação aos óculos.

Inclusive, em alguns casos, podem até corrigir melhor certos transtornos visuais como quem possui ceratocone.

São adequadas para quem pratica esportes ou atividades físicas, pois dão mais liberdade aos movimentos, não obstruem a visão, levando em consideração que não molham ou embaçam, e fornecem a correção do campo de visão completo, que é a nossa visão periférica.

CEOM - Todos os direitos reservados - Desenvolvido por: Lamparina Web
CEOM