Ortopedia

A ortopedia consiste na especialidade médica responsável por diagnosticar, tratar e acompanhar lesões que afetam o sistema locomotor, ou seja, todas as doenças e traumas que acometem os músculos, articulações, ossos e ligamentos. Dessa forma, a ortopedia é uma especialidade que trata de todo o corpo, uma vez que esses tecidos e estruturas o compõe por completo.

Qual é a função do médico ortopedista?

É preciso que o ortopedista possua preparo e conhecimento para a realização de procedimentos, desde os mais simples até cirurgias (caso tenha a formação como cirurgião ortopedista). O médico ortopedista encontra-se apto para:

Realizar consultas

O ortopedista pode atender pacientes em seu consultório, em uma clínica de ortopedia ou de especialidades, ou ainda em um hospital. Ele avalia a queixa de seus pacientes, assim como os sintomas, para detectar possíveis problemas, lesões ou traumas que possam ter sido sofridos.

Solicitar exames

Os exames são fundamentais para que o ortopedista possa analisar de maneira mais profunda o quadro clínico do paciente. Por esse motivo, ele poderá solicitar esses procedimentos conforme suas suspeitas ou de acordo com a necessidade de cada caso.

Fornecer diagnósticos

Há problemas ortopédicos que podem ser diagnosticados já na primeira visita do paciente, porém, há outros onde pode ser necessária a realização da leitura dos exames para se obter um diagnóstico mais preciso ou para tirar dúvidas.

Prescrever medicamentos

O ortopedista também tem como função receitar medicamentos, que podem ser tanto para o alívio de sintomas, quanto anti-inflamatórios, que possuem uma abordagem mais completa. A prescrição irá depender de cada caso, bem como da necessidade de cada paciente.

Indicar tratamentos

A utilização de medicamentos é somente uma das opções de terapia para as lesões tratadas pela ortopedia. O ortopedista também pode indicar a seu paciente outros tipos de tratamento, de acordo com o quadro apresentado.

É normal que pacientes atendidos por um ortopedista necessitem de:

  • Fisioterapia;
  • Exercícios Físicos;
  • Atividades físicas direcionadas e específicas.

O ortopedista possui a capacidade de aconselhar o paciente quanto as tarefas ou atividades que ele pode ou não realizar. Essa é a razão pela qual pessoas com problemas de coluna ou limitações nas articulações e em determinadas partes do corpo necessitam da autorização deste médico para realizar a prática de esportes, frequentar academias ou outras ações que demandem esforço físico.

CEOM - Todos os direitos reservados - Desenvolvido por: Lamparina Web
CEOM